Núcleo de Conhecimento Rio Criativo

Projeto de Rio Criativo oferece apoio e qualifica agentes culturais

Se alguém disser que a Secretaria de Cultura mantém um escritório voltado para a qualificação de agentes culturais atuantes no campo da produção e gestão cultural no estado do Rio de Janeiro, oferecendo cursos, oficinas, seminários, consultorias, etc. inteiramente gratuitos no centro do Rio, você acreditaria?

Parece mentira, mas é verdade!

Direcionado a agentes culturais, produtores, gestores, artistas, empresários, profissionais e empreendedores criativos do Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo de Conhecimento do Rio Criativo (ou Escritório de Apoio a Projetos), que desde janeiro tem sido executado pelo Instituto Raízes da Tradição, se propõe a disseminar novas formas de empreendedorismo estimulando a formalização de empreendimentos, capacitando profissionais da área da cultura e da economia criativa em competências de planejamento, estratégia, gestão e empreendedorismo e capitalizando o apoio da Secretaria de Estado de Cultura aos empreendedores e empreendimentos criativos de todo o Estado, através de ações de empoderamento, como os exemplos a seguir:

 

Cursos e Oficinas

Pensando em  qualificar e aparelhar uma nova cena que vem se desenvolvendo nos últimos anos no meio da cultura, o Núcleo de Conhecimento oferece semanalmente em sua sede, cursos introdutórios e especiais, alem de oficinas de apoio ao enquadramento de projetos em editais.

Os cursos oferecidos disponibilizam ferramentas para concepção, desenvolvimento e gestão de empreendimentos criativos e projetos culturais, abordando temáticas como: empreendedorismo e inovação, elaboração de plano de negócios, plano de vida profissional, modelos de negócios inovadores, captação de recursos e investimentos, planejamento estratégico, planejamento financeiro, marketing, concepção e elaboração de projetos culturais, produção executiva, prestação de contas, precificação, branding, cenário e tendências da Economia Criativa, entre outros.

CURSO_Producao Exeutiva_2SET_01
Consultorias

Com o objetivo de auxiliar produtores, empreendedores e agentes culturais na concepção e elaboração de projetos, planejamento de marketing e mobilização de recursos, o EAP também oferece consultorias em diversas modalidades, como Plano de Negócios, Modelo de negócios, planejamento estratégico, formalização de projetos e empreendimentos, captação de recursos e financiamento, planejamento financeiro, além de apoio e orientações à inscrição de editais, entre outros.

Cada pessoa tem direito a quatro horas de consultoria, desde que previamente agendada. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo. São oferecidas Consultorias Gerais e Especializadas.

 

Caravanas Regionais

A Caravana Rio Criativo é um projeto itinerante que leva o Núcleo de Conhecimento para o interior do Estado, e oferece cursos, oficinas, palestras e consultorias, visando a qualificação dos agentes culturais e empreendedores criativos em diversos municípios do interior do Rio de Janeiro.

Desde junho já foram realizadas nove edições em todas as regiões do Estado, e até o fim do ano ainda estão previstas Caravanas em Mesquita, Quissamã, Angra, Porciúncula e Três Rios.

MACAE_45

Outras frentes

Além destas, outras ações também são desenvolvidas pelo Núcleo de Conhecimento Rio Criativo para demandas  institucionais. É o caso das oficinas e consultorias oferecidas para o campo da Leitura (Bibliotecas Parque, Pontos e pontinhos de Leitura, Bibliotecas Estaduais, Grupos de Leitura, etc), afim de desenvolver projetos com longa perspectiva.

 

__________________________________________________________________________

 

Serviço:

Núcleo de Conhecimento | EAP

Rio Criativo

21 2334 1343, 2333 4035, (ramal 120 e 121)

Rua Frederico Silva n. 86, 7º andar / Praça XI, Centro – RJ

Praça XI Centro – RJ

Horário de funcionamento: segunda a sexta 09h – 18h

Contato:

facebook/riocriativo

www.riocriativo.rj.gov.br

 

www.raizesdatradicao.com.br

facebook/raizestradicao