Jovens vão deixar de ser maioria no Brasil, diz IBGE

Imagem: IBGE

Segundo as informações iniciais do Censo, realizado pelo IBGE, os brasileiros passam por um processo de envelhecimento que pode durar 30 anos. Com isso, o país pode deixar de ter a maioria de jovens, e no ano 2040, pode se tornar um país “maduro”.

“O Brasil deixará de ser um país ainda jovem para se tornar um país adulto. As pessoas idosas de hoje terão mais filhos do que netos, já que a tendência é de que as novas gerações tenham cada vez menos filhos. Esse é um processo que vai durar nos próximos 30 anos. Então, em 2040 o Brasil já será um país adulto”, disse o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

Os brasileiros com até 4 anos de idade representavam 9,64% da população total do país no ano 2000. O índice foi reduzido para 7,17% do total neste ano de 2010. Na área urbana, a população jovem caiu de 9,25%, também no ano de 2000, para 7,02%.

Ainda segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, a queda na taxa de fecundidade e o envelhecimento da população do país são consequências da elevação da expectativa de vida.

“No Brasil, o processo de envelhecimento da população está acontecedo de uma forma mais acelerada do que foi em outros países”.

O processo de envelhecimento dos brasileiros também contribui para a redução do número de moradores por residência, levando em consideração que os filhos se casam e saem de casa, deixando os idosos morando sozinhos.

Fonte