Jovens debatem ensino no Parlamento Juvenil do Mercosul

Imagem: Parlamento Juvenil

Os estudantes brasileiros se preparam para participar da primeira assembleia do Parlamento Juvenil do Mercosul, agendada para o dia 18 de outubro em Montevidéu, no Uruguai. Eles vão discutir com jovens entre 15 e 17 anos, da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, a escola de ensino médio que desejam.

A seleção nacional dos estudantes ocorreu entre os dias 14 a 16 de setembro, em Brasília, com 100 alunos do ensino médio de todo o País.

Os estudantes assistiram palestras sobre o Mercosul e discutiram em oficinas temas como direitos humanos, jovens no trabalho, inclusão educativa, gênero e participação cidadã.

A etapa nacional foi conduzida pelo Ministério da Educação com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais  e Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (www.uff.br/obsjovem/). Os próprios alunos escolheram, por votação, os 27 representantes do Brasil.

Maiores informações acesse a página do Parlamento Juvenil do Mercosul aqui

Vivência democrática

Em novembro, outros 78 estudantes do ensino médio participam da 7ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, uma iniciativa da Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). O objetivo é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. O número de alunos selecionados é proporcional ao número de deputados federais que estão em trabalho na Câmara.

Participaram da seleção estudantes com idade entre 16 e 22 anos, que cursam o ensino médio de escolas públicas ou particulares de todo o país. Os trabalhos dos alunos participantes, que deveriam ser projetos de lei, foram inscritos até o final de agosto deste ano.

O tema sugerido para 2010 foi “O Jovem e o Mercado de Trabalho”, mas os projetos de lei poderiam abordar temas sobre agricultura e meio ambiente, saúde e segurança pública, economia, emprego e defesa do consumidor, educação, cultura, esporte e turismo.

Durante cinco dias de Legislatura, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens será feito, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Maiores informações, acesse a página do Parlamento Jovem 2010 aqui

Fonte: Onda Jovem