O Programa Sobre Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE

Imagem: UFPE

Otávio Luiz Machado*
*Pesquisador e Coordenador do Programa Sobre Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE

Ao falarmos de um Programa que conseguiu um alto grau de institucionalidade na UFPE, sem contar um reconhecimento extraordinário na sociedade pernambucana, também precisamos considerar que a criação de uma preocupação permanente com o tema das juventudes no interior de uma das mais importantes universidades públicas do País foi a principal conquista significativa do Programa.

A característica de um Programa institucionalizado e bem-sucedido foi possível, dentre outras, pela nossa capacidade de liderança da equipe, o que significa saber articular interesses de inúmeras pessoas aos objetivos dos projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento, construir redes de colaboração e de parcerias, canais de divulgação permanentes e produções de alto interesse público.

Outro aspecto a ressaltar é o da gestão pública, porque sem credibilidade,  planejamento e eficiência na execução de projetos financiados com recursos públicos, o que se constrói são castelos de areia ou atividades que beneficiam a poucos e não atendam ao interesse maior da sociedade.

Não é por acaso que os projetos “Memória das Juventudes Pernambucanas” (Projeto de Extensão financiado pela Proex-UFPE), “Estudos Interdisciplinares sobre Juventude, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania” (Projeto de Pesquisa financiado pela Propesq-UFPE) e “Aspectos da Memória das Juventudes Pernambucanas: Novas Configurações e Transmutações (1973-1985)” (Projeto de pesquisa financiado pelo CNPq)  estão a cada dia mais conhecidos e reconhecidos, considerando que seu leque de atuação é ampliado e valorizado a cada dia.

Os eventos são os momentos  cruciais para a apresentação dos resultados dos projetos,  bem como a oportunidade de dialogar melhor com os pesquisadores, professores, estudantes, jovens, gestores públicos, etc.

No Seminário Nacional Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania (que acontece nos dias 11 e 12 de novembro na UFPE) também discutiremos as políticas públicas de juventude, o que a juventude fez e poderá fazer para a plenitude democrática, a formação profissional, as práticas educativas, a mídia e a cultura brasileira, desafios para a formação profissional, a violência, a produção acadêmica sobre juventude e tantos outros temas de interesse público.

A construção de um espaço de trabalho que interliga ensino, pesquisa e extensão  é o grande mérito do Programa sobre as Juventudes Pernambucanas da UFPE, que não só desenvolve atividades para mobilizar setores significativos da sociedade pernambucana para a realização de atividades que permitam resgatar a história da juventude pernambucana, mas também promove pesquisas aprofundadas sobre as juventudes brasileiras.

Acreditamos quem saiu fortemente beneficiado das atividades foram os jovens, que encontram espaços, publicações e experiências repassadas nas nossas atividades. O que se espera é a presença maior dos jovens no  nosso Seminário, principalmente na época de colheitas dos principais resultados dos nossos esforços.

Após o evento queremos iniciar a preparação de um curso de formação cidadã para os jovens pernambucanos, bem como buscar oportunidades de estágios (de seis meses ou de um ano) para os estudantes que trabalham conosco construindo as nossas atividades, que são oriundos dos cursos de Serviço Social, Ciência Política e História.

A ampliação do intercâmbio do nosso Programa com  instituições nacionais e internacionais será um passo importante, ao considerarmos  que ensinar e aprender é uma constante para aqueles que trabalham com as mais diversas juventudes.
Outro aspecto a ressaltar no nosso evento, que consideramos como algo do mais alto valor acadêmico ou educativo, trata-se da participação dos nossos estudantes na mediação das mesas e atividades, considerando que a responsabilidade de conduzir  ou coordenar os trabalhos será um aprendizado importante e fundamental para sua socialização profissional.

Também não menos importante será a apresentação dos adolescentes do Centro de Atendimento Sócio-Educativo para Menor em Conflito com a Lei (CASE) – da cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE) –, que poderá demonstrar o quanto os jovens precisam de chances na vida e de trabalhos inclusivos para que possam ser valorizados, reconhecidos e incentivados a contribuir decisivamente para a sociedade.

O convite para que todos possam participar da atividade é dado num momento importante do Programa Sobre Juventudes, Democracia, Direitos Humanos e Cidadania da UFPE, que promove uma série de atividades em prol da sociedade pernambucana e brasileira, focando nas juventudes e suas principais questões.

Mais informações aqui