Consumo de drogas aumenta num período em que os jovens bebem e fumam menos

 

Um estudo da OMS mostrou que os adolescentes portugueses bebem e fumam menos. De acordo com o mesmo estudo, um em cada dez adolescentes que frequentam o 6.º, 8.º e 10.º ano bebem bebidas destiladas todas a semanas ou mesmo meses. Ainda assim, o consumo de álcool registra uma estabilização desde 2002.

Também o consumo de cigarro é mais baixo  e, atualmente, 88% dos jovens não fumam. No entanto, observa-se a situação inversa no que concerne a droga ilicita. De acordo com a coordenadora do estudo, a subida é preocupante pois é “uma subida de décimas em todos os produtos”.

Ao nível da violência doméstica, há uma descida nos valores. Em 2006, quatro em cada dez alunos estavam envolvidos em lutas. Atualmente, a proporção desceu para três em dez. A mesma coordenadora deu conta que “as lutas na escola, o porte de arma e provocações têm vindo a diminuir”.

Também relativamente aos hábitos saudáveis, cerca de metade dos alunos dos mesmos anos garantem que praticam exercício físico três ou mais vezes por semana contra 3,8% que assume nunca praticarem.

O uso do preservativo também aumentou entre a camada mais jovem. Observou-se que a cada dez alunos, dois já tiveram relações sexuais e 82,5% afirmam ter usado preservativo na última relação, prática que aumentou 10 por cento nos últimos oito anos.


Fonte