Secretária da Criança e Juventude aposta no diálogo com municípios e sociedade

Imagem: Reprodução/TV Globo

 

Três eixos devem direcionar as ações da pasta comandada por Raquel Lyra: Promoção dos direitos, prevenção do crime e área sócio-educativa

Um mapeamento feito em 2008 indica que há cerca de 2 mil crianças e jovens vivendo nas ruas do Recife. As crianças que vivem nas ruas e usam drogas são um dos focos da Secretaria da Criança e da Juventude, uma das pastas criadas no segundo mandato do governador Eduardo Campos. A titular da pasta, Raquel Lyra, que havia sido eleita deputada estadual pelo PSB, é a convidada do Bom Dia Pernambuco desta última quarta-feira (12).

A estruturação interna da Secretaria deve ser concluída até a semana que vem. A ideia é que a nova pasta possa orquestrar as ações voltadas para crianças e jovens que hoje são desenvolvidas em outros órgãos dentro e fora do Governo. “Todo mundo tem o interesse de colaborar – pessoas físicas, instituições governamentais ou não. Como fazer para que a gente possa, de maneira organizada, focar para trazer resultados de melhora efetiva da vida do nosso adolescente e criança?”, questiona Raquel.

A nova Secretaria deverá articular, coordenar e planejar todas as ações. A parceria dos municípios, segundo Raquel, também está prevista. “Vamos abrir um amplo diálogo, conversar com as instituições que estão postas na nossa sociedade”, afirma. Entre esses parceiros, segundo ela, estão o Ministério Público, ONGs, o poder judiciário e as igrejas.

Raquel Lyra diz que o Governo já tem um trabalho, o programa Vida Nova, de aproximação dessas crianças com a família, a escola e a sociedade – são 9 mil pessoas atendidas atualmente, espalhadas em 90 centros. Ela reconhece, no entanto, que é preciso mais. Três eixos fundamentais vão direcionar a atuação do novo órgão: promoção dos direitos, prevenção do crime e área sócio-educativa.

 

Fonte: Pe360º.com