Caçapava mobiliza jovens em campanha contra a AIDS

 

 

A partir do mês de março, Caçapava ganha um importante reforço na prevenção da AIDS no município. Ao todo 640 jovens, ligados a entidades sociais, devem participar de cursos e oficinas oferecidas pelo DST Aids da cidade.

Os adolescentes beneficiados com os cursos devem retribuir participando de palestras de orientação contra o HIV, além de se tornarem multiplicadores da área de prevenção da doença.

Entre as entidades beneficiadas está a GAMT com 140 adolescentes, que receberá uma oficina de grafitagem e o Lar Fabiano de Cristo, com mais 280 participantes, que ganhará o curso de flauta doce.

O programa DST AIDS passou a atuar na cidade em 1992, desde então a queda nos casos da doença tem sido significante.

“Caçapava chegou a ser o 4º município com mais casos de AIDS em todo o estado de São Paulo. Com o combate às drogas injetáveis e o início das campanhas de prevenção, hoje ocupamos o 40º lugar.”, comemora Roberto Ferraz, administrador do programa DST Aids da cidade.

A escolha de trabalhar com o público jovem parte de um estudo realizado pelo Ministério da Saúde que aponta um crescimento de casos entre a população adolescente.

Atualmente Caçapava registra 270 soropositivos no município, entre todas as faixas de idade.

AIDS no Brasil

Estudos realizados pelo Governo Federal apontaram dados críticos entre a população adolescente no país. O levantamento mostrou que a prevalência do HIV entre jovens de 17 a 20 anos aumentou de 0,09% para 0,12% em cinco anos.

Entre os adolescentes portadores da AIDS a maioria possui uma escolaridade baixa, em grande parte com o ensino fundamental incompleto.
Em todo o país já foram registrados quase 600 mil casos do vírus desde a década de 80. Em média, 20 a cada 100 mil pessoas são portadoras do HIV atualmente no Brasil.

Fonte: Nossa região