Jovens do Espírito Santo se mobilizam contra violência

 A cidade de Cariacica, no Espírito Santo (ES), possui uma média de 7,3 adolescentes mortos por homicídio antes de completar os 19 anos, para cada grupo de 1.000 adolescentes de 12 anos, segundo o Índice de Homicídios na Adolescência, de 2009. Outras três cidades capixabas figuram na mesma lista, que enumera a estatística perversa das 20 cidades com maior número de homicídios contra adolescentes. Tal realidade é o que o movimento de juventude vem chamando de “extermínio da juventude”.

“Basta olhar o noticiários todos os dias e você vai ver que uma média de 5 a 6 jovens sendo mortos todos os dias”, é o que relata Luiz Inácio, representante do Fórum de Juventude Negra do ES (Fejunes) e que foi eleito como presidente, esta semana, do Conselho Gestor do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. Segundo Inácio, “além da realidade cruel das mortes, há um verdadeiro abandono por parte das autoridades, já que a melhor forma de combater a violência é oferecendo políticas públicas para os jovens”.

No Espírito Santo, de acordo com Luiz Inácio, a lei que institui a Política Estadual de Juventude foi aprovada, mas ainda não foi regulamentada para ser implementada. “Para reverter essa realidade, precisamos garantir direitos e não é isso que vem acontecendo”, avalia.

Inácio revela ainda que 85% dos jovens mortos no Espírito Santo são negros, segundo pesquisa feita pela Fejunes em 2010, com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O jovem ressalta, portanto, que as políticas pensadas para este público devem levar em conta esse recorte racial que, “infelizmente”, reforça a existência de um grupo prioritário.

Durante a próxima semana, a Campanha Estadual contra violência de jovens realizará uma Caravana na região de São Pedro, na capital Vitória. Caminhadas, seminários, oficinas terão como objetivo mobilizar os jovens da área para o combate à violência.