Sangue para quem precisa: Jovens a partir de 16 anos agora podem doar

Doação de sangue

Doação de sangue

Doar sangue salva vidas, isso todos sabem. Mas, mesmo com essa chance correndo nas veias, os índices de doações no Vale do Paraíba estão em constante queda. Essa realidade não é exclusiva desta região, já que em todo país as campanhas de incentivo à prática de ajudar o próximo estão à todo o vapor.

Agora, as desculpas para não doar devem diminuir. Na última semana, o Ministério da Saúde liberou a doação para jovens a partir de 16 anos – com autorização dos responsáveis – e para idosos a cima de 68 anos.

Essa medida tem como meta arrecadar quatro milhões de bolsas de sangue para 2012. Segundo o governo federal, jovens de 16 e 17 anos já são doadores em países europeus e nos EUA.

Fim do preconceito?

Para os homossexuais a doação é culturalmente dificultada. A nova deliberação prevê que, a partir de agora, essa descriminação acabe nos hemocentros do país, garantindo que a orientação sexual não seja usada como critério para selecionar os doadores.

A discriminação por hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia também serão eliminados do processo de triagem.

Seja um doador, saiba quem pode doar

Candidatos com:

– Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;

– Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.

– Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11.

Doe sangue, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e saiba qual o local mais próximo.

Fonte: VNEWS