Convocatória de Propostas Artísticas para o Encontro de Arte e Juventude

Até o dia 5 de agosto, está aberta a convocatória de propostas artísticas para o Encontro de Arte e Juventude, que acontecerá no Paso de los Toros, no departamento de Tacuarembó (Uruguai), de 30 de setembro a 2 de outubro. Na quarta edição, o Instituto Nacional da Juventude, do Ministério de Educação e Cultura, espera reunir 1500 jovens artistas de todo o país.

O encontro é voltado para jovens entre 14 e 29 anos, que devem apresentar propostas artísticas na área de teatro, dança, música, audiovisuais, artes plásticas, carnaval, disciplinas circenses e outras que queiram propor. Também se realizarão oficinas de aperfeiçoamento artístico e formação “de caráter informal”, em um contexto de fogos e festas, segundo a convocatória.

Para participar, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição no site do Instituto Nacional da Juventude. As propostas serão consideradas por avaliadores externos e representantes da Direção de Cultura do Instituto. Os critérios são: originalidade, criatividade, valor de identidade, temáticas suscitadas e valor artístico. Mas também se tem em conta critérios de equidade quanto à representatividade territorial do país, assim como as linguagens artísticas contempladas.

Arte e Juventude é um evento no qual jovens do Uruguai têm a possibilidade de mostrar e compartilhar sua produção artística. São parte dos objetivos do encontro: “estimular a livre criação, expressão artística e o livre exercício de seus direitos; gerar encontros para a expressão das culturas juvenis; o intercâmbio e a participação em condições de respeito das diversas expressões juvenis”, de acordo com o texto da convocatória.

Por ocasião de se comemorar o Bicentenário da Independência do Uruguai em 2011, o encontro tem também como finalidade a promoção do sentido de pertença ao país. Para a organização, o evento é uma forma de contribuir com a integração de identidades que caracterizam a sociedade uruguaia.

Encontro Arte e Juventude

O evento surgiu em 2008, “quando 1000 jovens artistas se mobilizaram e reuniram, abrindo um espaço para a criação e promoção de suas propostas culturais”, recorda o texto de apresentação do encontro. A 1ª edição ocorreu em Las Cañas e Santa Teresa, nos departamentos de Rio Negro e Rocha, respectivamente. A 2ª edição foi em Maldonado e a de 2010 em Artigas.

Somando as três edições, mais de 3.700 jovens transitaram pelo Encontro de Arte e Juventude, com quase 400 atuações de diversas expressões artísticas. “Ano após ano temos conseguido que jovens de distintas localidades e povos do interior acessem a esta festa, promovendo a equidade e o espírito não competitivo”, assinala a convocatória.

Para mais informações ou para inscrever-se: aqui

Fonte: Adital