Olimpíada Brasileira de Matemática agita fim de semana de jovens estudantes

Estudantes dos níveis fundamental, médio e universitário participam, nesse final e semana, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Os classificadospara a terceira, e última, etapa serão conhecidos a partir do dia 6 de setembro.

Para Luciano Monteiro de Castro, um dos coordenadores da OBM, esse tipo de competição é de suma importância para os jovens, já que envolve conhecimento e torna o ato de estudar estimulante: “Influencia na melhoria do ensino e identifica novos talentos acadêmicos”, enfatiza.

Franco Matheus, de 15 anos, aguarda com grande expectativa. Aluno do ensino médio do Sistema Elite de Ensino, Franco conquistou, no ano passado, a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Rio de Janeiro (OMERJ) e a prata na OBM: “Essa medalha na OBM foi muito importante, porque possibilitou que eu participasse da Semana Olímpica e do processo seletivo para as olimpíadas internacionais”.

A OBM é desenvolvida em conjunto pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

Fonte: jb.com.br