Sete essenciais ferramentas de estudo

Dicas de ferramentas que vão facilitar o processo de estudo durante o próximo ano

Educação

Inicie 2012 com os seus estudos em dia


As férias nem bem começaram, mas nós já estamos pensando na volta às aulas. Daqui a 1 mês tudo começo novamente e vem a correria para comprar cadernos, canetas, livros e todo o material escolar.

Mas que tal se nessa volta às aulas você tiver algumas ferramentas especiais que vão facilitar o seu aprendizado? Além da lista que o seu professor costuma pedir sempre, veja algumas ferramentas de estudo que podem ser usadas na escola e em casa e deixam o processo de aprendizado muito mais simples.

1. Dicionários
Os dicionários eletrônicos são uma ótima maneira de melhorar o seu conhecimento sobre as definições de uma palavra e até mesmo como soletrá-la. Alguns trazem, inclusive, ilustrações para facilitar o entendimento da palavra. 

2. Enciclopédias
As enciclopédias são bastante úteis para tirar informações básicas e referências sobre uma série de assuntos. Uma boa enciclopédia com ilustrações pode ajudar na sua compreensão e no seu texto. As enciclopédias digitais trazem mais vantagens ainda, devido aos vídeos que vem junto.

3. Computadores
Se usados de forma consciente, os computadores podem ser de grande ajuda durante o aprendizado. Usado de forma correta, um computador pode apresentar grandes desenvolvimentos para o estudante. Mas é importante saber que aquela ferramenta deve ser usada exclusivamente com o intuito de melhorar o aprendizado e não de divertir-se. 

4. Lápis, canetas e utensílios de escrita
Pode parecer absurdo, mas escolher os objetos de escrita certos pode ajudar muito. Alguns lápis ou canetas mancham, dificultando a leitura. Outros são muito claros e forçam a vista ao ler. Pergunte ao seu professor quais são os utensílios mais indicados e teste, pouco a pouco, até encontrar lápis e canetas com os quais você se adapte.

5. Calculadoras
As calculadoras são alvo de uma discussão eterna. Embora muitos pais e professores sejam absolutamente contra essa ferramenta, algumas vezes ela pode ser útil para fazer contas bastante complicadas. O ideal é conversar com os seus professores e discutir o uso da calculadora em determinadas situações. Isso pode facilitar a sua vida e até mesmo a do professor.

6. Réguas e instrumentos de medida
Apesar de toda lista de material escolar conter uma régua, esquadros e compassos, os instrumentos certos fazem toda a diferença. É importante encontrar réguas com as medidas bem marcadas, que facilitem a leitura. 

7. Livros
Não espere pelo seu professor. Procure os livros que tenham relação com os assuntos que você vai aprender ao longo do ano, peça indicações de professores e especialistas. Seu conhecimento será ampliado e você terá melhores condições de entender o que está sendo discutido em sala de aula.

Fonte: Universia Brasil