ONU divulga relatório sobre expectativas profissionais dos jovens

tele atendimento

Reprodução: TV Globo

O poder de comunicação das redes sociais é novo, mas elas revelaram uma preocupação antiga. A ONU divulgou hoje, dia 6 de fevereiro, o Relatório Mundial da Juventude “Emprego de Jovens: Perspectivas da Juventude na Busca de Trabalho Decente em Tempos de Mudança“, que pela primeira vez utilizou plataformas digitais e mídias sociais na pesquisa, que os jovens consideram a falta de oportunidades de trabalho como um dos principais desafios da atualidade.

Jovens e representantes de organizações de jovens compartilharam suas opiniões, experiências e recomendações sobre a preparação para ingressar, ter o acesso e como permanecer no mercado de trabalho. No total, foram recebidas aproximadamente 1,1 mil contribuições (incluindo fotos e vídeos) durante as quatro semanas de pesquisa do relatório.

Educação e novas oportunidades

No relatório, os jovens demonstraram preocupação com a qualidade e a relevância de sua educação. Outros assuntos de interesse incluem a vulnerabilidade do trabalho, a migração laboral, o atraso no casamento, bem como idade, sexo e discriminação racial.

As oportunidades oferecidas pelos empregos verdes, novas tecnologias e empreendedorismo contribuem para proporcionar esperança para os jovens, que também salientam a necessidade de ser pró-ativo e manter uma visão positiva para encontrar empregos decentes.

Impactos da Crise econômica

Na seqüência da crise econômica, a taxa de desemprego global de juventude atingiu seu recorde histórico em 2009, quando cerca de 75,8 milhões de jovens ficaram desempregados. Nas desacelerações econômicas, jovens são muitas vezes os últimos contratados e os primeiros demitidos. Em 2010, a taxa de desemprego global de jovens era 12,6%, muito maior do que a taxa de desemprego mundial adulto de 4,8%.

Hoje, cerca de 152 milhões de trabalhadores jovens são de famílias que estão abaixo da linha da pobreza (vivem com menos de 1,25 dólar por dia), compreendendo 24% dos trabalhadores pobres do mundo.

Saiba mais!

Infelizmente, até agora, a ONU só divulgou o relatório em inglês. Você também pode interagir e partilhar ideias pelo site do estudo: http://www.unworldyouthreport.org/

com informações da ONU