Conferência Global de Juventude Nexus começa hoje

Conferência Global de Juventude Nexus

A iniciativa NEXUS surgiu a partir das constatações do Relatório de Transferência de Riqueza de 2003, que confirmou que quase US$ 40 trilhões de dólares serão transferidos de gerações mais velhas para gerações mais novas até 2050, somente nos Estados Unidos. A partir disso, começou a se pensar quais mecanismos podem tornar essa transferência mais eficaz ou quais incentivos precisam existir para que tais transferências sejam mais frequentes e abundantes.

Por meio de conferências, a Nexus busca facilitar a troca de conhecimento e experiências, a construção de redes de cooperação e o incentivo à colaboração. O objetivo principal da iniciativa é influenciar políticas que visem ao aumento e aprofundamento das ações filantrópicas voltadas para jovens e entre jovens. A conferência desse ano – Conferência Global de Juventude Nexus: Filantropia Inovadora e Investimento Social – que começa hoje, dia 19 de setembro e dura até o dia 22, sábado, em Nova Iorque, se focará em três frentes de ação:

  • Plataforma Nexus: que objetiva encorajar projetos inovadores, que apresentem profundo impacto social;
  • Fundo Nexus: que promoverá um espaço na conferência para jovens investidores desenvolverem parcerias jovem-jovem – ou seja, parcerias em que tanto os investidores quanto os gerentes de projetos sejam dessa faixa etária;
  • Campanha Nexus: que buscará a promoção de políticas públicas que fortaleçam ações filantrópicas e voltadas para os investimentos sociais, reconhecendo, por exemplo, o valor dos incentivos fiscais para a filantropia, a importância de parcerias de tipo público-privado e o valor social de doações para a área de educação.

A Conferência Mundial Nexus desenvolverá diversas temáticas, como Business, Filantropia, Construção de Rede e Capacidades, Regiões Mundiais, entre outros. Cada uma dessas áreas será dirigida com origem em uma pergunta de partida como por exemplo “Como jovens investidores podem ir bem financeiramente fazendo ‘o bem’?”.

Para conferir mais sobre o evento, acesse o vídeo em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=Q5qq7K6wcpI

Para mais informações sobre a Conferência (Agenda, Participantes, Conteúdo), acesse: http://www.nexusyouthsummit.org/agenda/

Fonte: Nexus Global Youth Summit