Países ibero-americanos estimam 75 milhões de jovens desempregados

Vivemos um momento próspero no Brasil. Entretanto, muitos países – como Portugal, Espanha, Grécia e parte dos africanos – sofrem severamente com o desemprego causado pela crise econômica mundial. E os jovens são grandes vítimas da falta de ocupação.

75 milhões de jovens desempregados no mundo

Essa é a estimativa divulgada pela Declaração de Madri – documento produzido por Representantes de organizações de empregadores e de trabalhadores dos países ibero-americanos em reunião com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB), realizada no último final de semana de outubro.

Na América Latina o desemprego atinge 15% dos jovens. Entretanto, o documento revela casos extremos de desemprego juvenil, como os da Espanha e Portugal, onde se registra, respectivamente, números superiores a 50% e 35% de desocupação nessa faixa geracional.

Ingresso dos jovens no mercado

O documento ressaltou que um dos caminhos para combater o desemprego juvenil é a melhoria do ingresso de jovens no mercado de trabalho. Nesse sentido, os representantes de empregadores e trabalhadores se comprometeram a promover junto com os governos ibero-americanos uma Conferência Regional Tripartite para incentivar e melhorar políticas e programas relacionados com o emprego dos jovens. Segundo texto divulgado pela ONU Brasil, essa conferência será realizada em 2013.

com informações da ONU Brasil