Programa conjunto da ONU promove debates e capacitação

Projeto Agentes de Comunicação

“Prevenir a violência, criando ambientes mais seguros e saudáveis para meninos e meninas, entre 10 e 24 anos. Esse é objetivo do Programa Conjunto da ONU Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras.” (Programa conjunto das Nações Unidas – Segurança com cidadania)

O Projeto Agentes de Comunicação para o Desenvolvimento é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNICEF) em parceria com a ONG CIPÓ-Comunicação Interativa, dentro do Programa Segurança com cidadania da ONU. O público-alvo do projeto são jovens de 14 a 17 em situações vulneráveis e o foco é a prevenção da violência por meio da reflexão crítica sobre temáticas como direito à educação, moradia, saneamento básico, cultura, entre outros que afetam diretamente a vida dos jovens. A metodologia utilizada é a educomunicação, que prevê oficinas nas linguagens de rádio e fotografiaNa primeira turma, foram capacitados 20 meninos e meninas.

Genilson Costa, o educador de referência do projeto, afirma: “Criticar é fácil. O desafio é agir, é transformar, é fazer a sua parte”. Para ele, é fundamental que os jovens entendam e pratiquem seu papel de agentes transformadores da realidade.

O projeto está com vagas abertas e podem se inscrever jovens de 14 a 17 anos da rede pública de ensino de Lauro de Freitas, na Bahia. Há 10 vagas para o turno matutino.  Mais Informações: Genilson Costa (71 8766-6319)

O programa também está sendo desenvolvido em outras regiões do país: Região Nacional, em Contagem (MG) e Região Administrativa VII – São Pedro, em Vitória (ES).

Fonte: Programa conjunto da ONU – Segurança com cidadania