“Protagonize sua entrevista!” por Felippe Cronemberger

O atual cenário de incertezas só faz com que as empresas se tornem mais cautelosas na hora de contratar. Contratar errado gera custos e prejudica o desempenho da empresa. Diante desse cenário tão imprevisível, o que um jovem deve fazer para aumentar as suas chances de ser considerado?

As respostas são muitas, claro. Estou longe de ser o autor da fórmula mágica, se é que ela existe. Entre certezas e dúvidas, uma coisa é bastante flagrante: projetar-se para o mercado se assemelha em vários aspectos a um processo de vendas. É importante ressaltar suas qualidades individuais e suas competências para a realização das tarefas exigidas pelo cargo desejado. Isso tudo parece teoria bem aplicada quando se é um profissional experiente, que enfrenta o não tão grande desafio de filtrar o tanto que se tem no currículo para se direcionar para uma vaga específica. O que dizer dos milhões de jovens que caem no mercado sem muita experiência e buscam um lugar ao sol?

“Comprar” um candidato jovem e inexperiente na verdade é um grande investimento, se esta compra for bem executada. Você, jovem, não deve hesitar em se vender por um valor acima do que você vale. Não existe mentira nisso, se sua auto-estima vier acompanhada de um forte discurso de valor, focado em suas qualidades e em seu potencial. Nas oportunidades que tive de acompanhar jovens em feiras de contratação em universidades, é perceptível a tensão no ambiente. Existe um desconforto tanto de recrutadores, que desejam atrair os melhores, como dos jovens, que querem causar a melhor impressão possível, ou aparentar estar entre os melhores. No meio deste desespero entre oferta e demanda, uma boa comunicação é a maior aliada.

Primeiro de tudo, torne-se atraente como talento nos detalhes mais básicos. Não há vergonha nenhuma em ter um currículo curto se houver substância. O importante é ter uma boa história sobre você, que explique os motivos que o levaram até onde você está hoje e por que você merece a chance de falar sobre você. Para chegar à entrevista, seu currículo deve trazer algo de interessante sobre você, óbvio o suficiente para que o RH de qualquer empresa consiga fazer correlações entre seu perfil e o que é esperado para a função. É necessário ajudar o selecionador a visualizar você realizando o trabalho que eles vislumbram para você com maestria. Para isso ficar definitivamente claro, não hesite em colocar estágios, trabalhos voluntários, hobbies e tudo que componha sua história. Mais do que fatos sobre você, eles são panos de fundo da história em que você é o protagonista.

Portanto, comporte-se como protagonista da sua vida e brilhe em sua entrevista. Isso está longe de ser uma garantia de contratação, mas o fará ser lembrado para múltiplas oportunidades que surgirão no futuro. Na pior das hipóteses, você deixará marcas como um jovem digno de ser considerado para toda e qualquer oportunidade.

Prepare o currículo, o discurso e rumo ao futuro!

Felipe__Cronemberger11-150x150* Felippe Cronemberger é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Administração de Empresas pela University at Albany em Nova Iorque. Atuou em diversos projetos nos EUA além de ter acompanhado o recrutamento de jovens e profissionais experientes em diversos segmentos. Suas especialidades são pesquisa em tecnologia e inovação para Recursos Humanos, ensino, educação corporativa e práticas multidisciplinares para desenvolvimento da força de trabalho e da organização.