Santo Domingo recebe o VI Encontro de plataformas associativas de juventude

Por Aline de Andrade

Aconteceu na cidade de Santo Domingo (República Dominicana), entre 5 e 11 de agosto de 2009, o VI Encontro de Plataformas Associativas de juventude. O tema nesta edição do encontro foi: O papel das organizações juvenis da Iberoamerica diante dos desafios e inovações tecnológicas. O evento se realizou no Espaço Iberoamericano de Juventude e a OIJ, organizado pelo Conselho de Juventude da Espanha, em colaboração com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O encontro contou com a presença de diversas autoridades em torno da questão juvenil. A mesa de abertura foi presidida por Daniel Lostao, Presidente do Conselho da Juventude da Espanha, Miguel Angel Encina, Diretor da AECID República Dominicana, Paul G. Rodriguez, Área Institucional da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ), Alejandro Blancas, Presidente do espaço Iberoamerincano de Juventude, e Rosana Roa, Subsecretária técnica da Secretaria de Estado de Juventude da República Dominicana.

Dentre as diversas discussões propostas neste encontro, ele buscou como um dos principais objetivos:

  • Consolidar encontros deste tipo como espaços anuais de debate e reflexão das organizações que formam parte do Espaço Iberoamericano de Juventude.
  • Elaborar posicionamentos e estratégias de comunicação e incidência em torno do tema central da XIX Cúpula Iberoamerica de chefes de estado e governo: “Inovação e conhecimento” em Estoril, Portugal, em novembro de 2009.
  • Estabelecer um marco de diálogo e cooperação com a OIJ para o seguimento do plano Iberoamericano de Cooperação e Integração da juventude.
  • Compartilhar experiências e aprendizagens em torno do uso das novas tecnologias de informação e comunicação nas organizações como ferramentas para inovar os processos de participação democrática e incidência nas políticas públicas.

O evento reuniu 27 organizações, redes, associações de jovens de toda a América Latina e da Espanha.