Empresas do Grupo +Unidos investem em ensino de língua inglesa para jovens

Empresas do Grupo +Unidos investem em ensino de língua inglesa para jovens e colaboram para formar mão-de-obra para Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.

Num esforço conjunto para qualificar jovens brasileiros e suprir a demanda de aprendizagem de uma segunda língua no país, as empresas do Grupo +Unidos decidiram investir até 2016 no ensino de inglês gratuito e de qualidade para jovens em situação socioeconômica desfavorável, de 14 a 18 anos, estudantes de escolas públicas. O +Unidos é uma parceria da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil, por meio da USAID/Brasil, e mais de 100 companhias com matrizes americanas e operações em território brasileiro, que se juntam para trocar experiências, otimizar e intensificar os investimentos sociais dos EUA no Brasil.

O objetivo desse programa para jovens é melhorar o nível de inglês escrito e falado até o patamar intermediário, com foco em vocabulário para conversação. A intenção é que os alunos tenham melhores condições de explorar novas oportunidades no mercado de trabalho, em especial as criadas pelos dois eventos mundiais de vulto que o Brasil sediará: Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016.

A primeira fase do programa teve início em abril deste ano, no Rio de Janeiro, com 15 alunos. Há previsão de que Recife e Belo Horizonte sejam as próximas capitais beneficiadas, ainda no segundo semestre de 2010. As aulas são ministradas por profissionais do Instituto Ibeu durante dois anos e contam com o monitoramento e a avaliação da Missão Diplomática dos EUA no Brasil. Relatórios trimestrais informam as empresas sobre o andamento da iniciativa.

Com custos financiados metade pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil e metade pelo +Unidos, o projeto está sendo implementado na unidade do bairro de Madureira do Ibeu. Por ano, o custo total do projeto será de U$30.000. Já estão participando da iniciativa 19 empresas do Grupo: Accenture, Alcoa, BDO, Cargill, Caterpillar, Citi, Cummins, Dow, ExxonMobil, Ford, GE, HP, IBM, Intel, Ketchum, Microsoft, Pfizer, Rigesa e 3M. A expectativa é que mais companhias façam adesão, de maneira que o programa possa ser replicado pelo país.

Alunos de escolas públicas

Os estudantes foram selecionados a partir da observação de quesitos como freqüência escolar, notas, renda familiar e interesse e comprometimento para o período de aprendizado de dois anos. Durante esse período, a carga total é de 380 horas/aula. Os encontros ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas, das 15h30 às 17h30. Na última sexta-feira do mês há uma atividade extracurricular. Os jovens também recebem material didático e vale-transporte, que lhes é repassado semanalmente.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo +Unidos.