Prefeito do Rio assina Lei da Meia Passagem para cotistas e prounistas

Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes assina a Lei da Meia Passagem para universitários

 

O prefeito Eduardo Paes sancionou na última quinta-feira, dia 5, a Lei da Meia Passagem nos ônibus municipais para estudantes do ensino superior do município do Rio. Subsidiado pelo municipio, o benefício será exclusivo para alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e cotistas das instituições públicas.

“O Brasil vive um apagão de mão de obra qualificada. As Olimpiadas e a Copa do Mundo geram uma demanda extra de profissionais, mas a verdade é que os setores publicos e privados já estao precisando de técnicos e especialistas há algum tempo”, revela o prefeito.

O Coordenador de Juventude da Cidade do Rio de Janeiro, Igor Bruno de Freitas, resaltou que a meia passagem é uma ferramenta importante para reduzir a evasão escolar. “A prefeitura do Rio deu um passo rumo a valorização da educação. Infelizmente, o ensino superior é muito caro no Brasil. Muitos estudantes ainda abandonam seus cursos por falta de condições financeiras para arcar com os custos”, afirmou Igor Bruno.

A Cerimônia de Sanção da Lei da Meia Passagem foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e contou com a participação do Presidente da Comissão Especial de Juventude da Câmara Municipal, o Vereador Brizola Neto; a presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro, Flávia Calé; palarmentares e representantes de juventudes particidárias.

Entenda o beneficio

Os estudante cotistas e prounistas precisarão se cadastrar para usufruir do desconto em – no maxímo – duas viagens diárias. A meia passagem não poderá ser utilizada aos sábados, domingos, feriados e nos dias de férias escolares.

Responsável por regulamentar a lei, a Secretaria Municipal de Transportes vai criar normas – no proxímo período – normas de cadastramento dos estudantes, de utilização dos benefícios e do pagamento da contrapartida para as empresas de ônibus.