João Pessoa dá posse aos membros do Conselho Municipal de Juventude

 

João Pessoa dá posse aos membros do Conselho Municipal de Juventude

João Pessoa dá posse aos membros do Conselho Municipal de Juventude

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), realizou na última sexta-feira (22/7) a solenidade de posse dos novos membros que formam o Conselho Municipal de Juventude. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou com a presença do conselheiro nacional de Juventude, Joubert Fonseca.

O secretário João Corujinha frisou a importância da instituição do Conselho no Município de João Pessoa, a exemplo dos conselhos que já existem no governo federal e estadual. “Isso ajuda a fortalecer as ações voltadas para a Juventude”, ressaltou.

A posse do Conselho é resultado de um processo democrático e participativo, que teve início em janeiro deste ano, com reuniões entre os representantes da Sejer e outras secretarias municipais. Fizeram parte desse processo as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Transparência Pública (Setransp), Ciência e Tecnologia (Secitec), Saúde (SMS) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“É muito importante à formação desse Conselho na construção das Políticas Públicas de Juventude para a cidade de João Pessoa”, afirmou Alexandre Urquiza, chefe de gabinete do prefeito. Ele lembrou ainda que a Conferência Municipal de Juventude será realizada no próximo mês de agosto.

Processo – Uma comissão de trabalho da Prefeitura foi formada para viabilizar a implantação do Conselho. Essa comissão realizou o primeiro encontro no dia 4 de abril, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), com as entidades, organizações e movimentos da sociedade civil. No encontro foi constituída uma comissão pró-conselho, formada por representantes do governo e da sociedade civil, para organizar a plenária de eleição.

Local – O Conselho funcionará na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Dom Pedro I, n° 692, Centro. As primeiras ações do Conselho Municipal de Juventude serão a elaboração do regimento interno e a organização da Semana Municipal da Juventude, em parceria com a PMJP.

Criação – O Conselho Municipal de Juventude foi criado pela Lei nº 11.820, de 11 de dezembro de 2009, que revogou a Lei n° 1.652, de 6 de fevereiro de 2007. Essa Lei foi construída a partir de um processo entre os representantes da sociedade civil e do governo municipal. A implantação desse Conselho é um componente estratégico do fortalecimento da Política de Juventude do município.