ONU lança relatório sobre a juventude afrodescendente na América Latina

Publicação do UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, tem como objetivo contribuir para o debate sobre o impacto da discriminação na vida dos/as jovens e enfrentamento às desigualdades.

Na América Latina, a juventude afrodescendente representa mais de 24 milhões de pessoas, de um total estimado em mais de 81 milhões de afrodescendentes. O Brasil é o país com maior população de jovens afrodescendentes: são mais de 22,5 milhões de pessoas ou 47,3% do total de jovens do país, segundo dados do Censo de 2000. Embora representem uma parcela expressiva da população latino-americana, as e os jovens afrodescendentes enfrentam o impacto da discriminação e da exclusão expresso por meio dos piores índices relativos à saúde, educação e acesso ao mercado de trabalho

Com o objetivo de traçar um panorama regional das dinâmicas populacionais das e dos jovens afrodescendentes e contribuir para o debate sobre a superação dessas desigualdades, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lança o Relatório “Juventude Afrodescendente na América Latina: realidades diversas e direitos (des)cumpridos”.

A  agência da ONU lançará o documento  nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, às 8h30, no  Hotel Pestana Bahia, em Salvador, na Bahia.

Fonte:  ONU BR